

Seminário Regional em Ijuí debate avanços e desafios da Agroindústria Familiar
Na terça-feira, 15 de julho, a Estação de Cultura e Lazer de Ijuí sediou os Seminários Regionais do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). O encontro iniciou às 8h30 com recepção e café da manhã, seguido de uma programação voltada à discussão de políticas públicas, desafios e propostas de fortalecimento da agroindústria familiar gaúcha.
Promovido pela EMATER/RS-Ascar e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da FETAG-RS, FAMURS e Sicoob, o seminário reuniu agroindústrias da região, técnicos e extensionistas da Emater regional. A textualização e perspectivas do PEAF foram apresentadas às 9h30, seguidas da palestra “Desafios da Agroindústria Familiar”, com representantes da EMATER e UFRGS. Às 11h30, houve uma apresentação sobre linhas de crédito do Sicoob, e, ao meio-dia, foi realizado um levantamento de demandas para melhorias no programa. O evento encerrou com um almoço de confraternização.
Representando a Coopeagri, a coordenadora das Cadeias Curtas, Janete Pott, destacou a importância do evento. “Trabalhamos diretamente com o PEAF por meio de projetos no mercado institucional, como o PAA e o PNAE. Esses espaços são fundamentais para discutirmos alternativas e buscarmos melhorias para quem está na ponta do processo”, afirmou.


Durante o seminário, foram apontadas dificuldades enfrentadas pelas agroindústrias familiares, como a constante mudança na legislação, que impõe desafios para manter a regularização, e a escassez de mão de obra no meio rural. Uma das propostas sugeridas e bem recebidas foi a adoção de políticas públicas municipais que incentivem o consumo de produtos da agricultura familiar, como ocorre em Tenente Portela, onde uma lei permite que servidores públicos recebam cestas trimestrais com alimentos locais. Outros municípios também foram citados por adotarem “vales” para aquisição desses produtos saudáveis.
Ibirubá/RS -17/07/2025