.png)
Entidades promotoras apresentam à imprensa detalhes do Seminário Regional de Solos que será realizado em Ibirubá
Na tarde da última quarta-feira, dia 3 de junho, às 14h, na Coopeagri, ocorreu uma reunião com representantes da imprensa regional para apresentar os objetivos e a importância do Seminário Regional de Solos que acontecerá no próximo dia 16 de junho, na Casa de Cultura Oswaldo Krammes. O evento é uma promoção da Coopeagri, Emater, Prefeitura Municipal de Ibirubá, IFRS e Embrapa Trigo.
Com o tema “Agricultura Conservacionista e Resiliente – Manejo de Solos e Água”, o evento tem como propósito reunir produtores rurais, técnicos, estudantes, profissionais do agronegócio, empresas parceiras e a comunidade regional para debater práticas e estratégias voltadas à conservação dos recursos naturais, ao uso eficiente da água e à melhoria da qualidade do solo.
Durante o encontro, representantes da Emater/RS-Ascar, da Secretaria Municipal de Agricultura de Ibirubá, dirigentes e profissionais da Coopeagri destacaram a relevância do tema diante dos desafios enfrentados pelos produtores rurais nos últimos anos, especialmente em função dos eventos climáticos extremos que têm impactado diretamente a produtividade das lavouras e a conservação dos recursos naturais. Os participantes ressaltaram a necessidade de ampliar o debate sobre a recuperação da fertilidade dos solos, o manejo adequado da água e a adoção de práticas conservacionistas que garantam maior sustentabilidade, produtividade e resiliência às propriedades rurais.
A reunião também marcou o início de uma mobilização conjunta com os veículos de comunicação da região. Até a realização do seminário, no dia 16 de junho, a imprensa regional irá desenvolver uma série de reportagens, entrevistas e conteúdos especiais relacionados ao tema, ampliando o debate sobre a importância da saúde do solo, da conservação da água e das práticas agrícolas sustentáveis. A proposta é conscientizar produtores e a sociedade sobre a urgência de investir na melhoria da qualidade dos solos, fator essencial para a produtividade das lavouras, a segurança alimentar e a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Segundo os promotores, o seminário será uma importante momento para compartilhar conhecimento, apresentar soluções práticas e fortalecer a construção de uma agricultura mais conservacionista e preparada para os desafios do futuro e gerar benefícios para toda a sociedade.
