top of page

Maria Luiza Zimmer Prestes e Maiara: As Almas Empreendedoras por trás da Horto Hortelã Personalitê

Maria Luiza Zimmer Prestes, associada da Coopeagri, residente na Linha Três em Ibirubá,  tem se destacado na produção e comercialização de produtos processados artesanalmente, especialmente suas geleias sob a marca "Horto Hortelã Personalitê". Ela participa ativamente da Feira do Produtor da Coopeagri desde o seu início: “Participamos da feira do produtor desde o seu início. Com a participação atingimos um público diferente e isso para nós é muito importante. Falando especificamente do pequeno produtor, penso que, além de agregar renda, ela valoriza a cultura local, pontuando que a alimentação chega nos lares de quem prefere produtos mais frescos, sem grandes logísticas, que, além de encarecer o produto para o consumidor final, danificam os alimentos. Com a feira, a cooperativa abre uma janela para a inclusão produtiva que, por sua vez, aquece a economia urbana local.” Comenta Maria Luiza.

Para ela, a feira representa uma oportunidade de conectar diretamente os produtores aos consumidores, criando uma janela para a inclusão produtiva.

A diversidade de produtos oferecidos pela Horto Hortelã Personalitê inclui schmias , sal com ervas, chás, temperos e uma linha gourmet que explora sabores que podem variar como morango, pêra, abóbora com ou sem coco, uva, figo, goiaba, pêssego, maçã, e sabores são feitos por encomendas: mamão com laranja, bergamota (estas últimas seguindo a época de cada uma).

WhatsApp Image 2024-01-19 at 14.28.23.jpeg

A Horto Hortelã Personalitê também trabalha com a linha gourmet: Abacaxi c/pimenta, morango c/ pimenta, manga c/pimenta, pimenta, laranja c/pimenta, Goiaba c/pimenta, cebola agridoce – Mirtilo, butiá. “Estamos abertos a pedidos de sabores que não estão listados, mas que nos desafiamos a produzir. O cliente é a nossa motivação.” Finaliza Maria Luiza. Agora, além das geleias, a marca ampliou seu portfólio para incluir ketchup e molho de tomate.

A empresa ganhou reconhecimento regional e nacional, com entregas para diferentes estados, incluindo São Paulo e Amazonas. E somente para a Coopeagri, fornece uma produção mensal que varia de 250 a 280 kg. A Horto Hortelã Personalitê mantém uma presença constante em períodos escolares através da Coopeagri, fazendo parte da dieta da alimentação escolar da rede pública.

“Estamos sendo reconhecidos regionalmente, fora e dentro do estado, entregamos nossos produtos para Canarana, São Paulo, Porto Alegre e Amazonas. Clientes que conquistamos que de tempos em tempos solicitam nossos produtos. Estamos em construção diária, mesmo porque no nosso pensamento é de que o que temos para viver é o dia de hoje. Ousamos sim projetar o futuro e nele estão as geleias sem açúcar, elaboração de novas receitas, turismo rural, implantação do horto de plantas medicinais, novas capacitações, inovação na interação com o público que nos prestigia e a perfumaria, um novo nicho que virá para agregar o que amamos fazer, “cozinhar com a mente e temperar com a alma”.

Maria Luiza destaca a parceria com a Coopeagri como essencial para consolidar a Horto Hortelã Personalitê como agroindústria. Ela enfatiza o desafio de manter a essência cooperativista, destacando que a verdadeira missão vai além da estabilidade financeira, envolvendo o compromisso com o propósito coletivo. “A parceria se deu justamente na mais pura essência do que é descrito como sendo a missão de uma cooperativa, um casamento entre inovação x mercado, necessidades estas comuns para ambos e compartilhadas na prática. Num ato cooperativo a Coopeagri buscou mercado através das chamadas públicas para os nossos produtos e desta forma nos consolidamos como agroindústria. Cabe aqui uma observação pertinente, talvez um dos maiores desafios de uma cooperativa não esteja tão somente na sua manutenção financeira, mas o desafio maior está em não perder a seu propósito enquanto cooperativa (essência) durante a caminhada. Diversas vezes citei a palavra “essência”, isto se justifica por que é consenso entre estudiosos, que estamos perdendo aquilo que é básico enquanto seres humanos que somos e uma cooperativa é feita de seres humanos. Isto posto, o desafio está em trabalhar no coletivo, agir e negociar no e para o coletivo.”

A família de Maria Luiza desempenha um papel fundamental na agroindústria, desde o carregamento e descarregamento até o plantio, colheita e processamento. A participação ativa de familiares, incluindo Antônio e Everton na força masculina, e Maria Luiza e Maiara no processamento, destaca a abordagem coletiva da agroindústria. “Como família todos em algum momento acabam por se envolver nas tarefas da agroindústria, num carregamento ou descarregamento, no plantio e colheita, nestas etapas contamos com a nossa força masculina que está no Antônio e no Everton, mas no processamento somos duas Eu e a Maiara. Confesso que tamanha bênção não esperava. Formada, pós graduada, seria  natural que alçasse voo para outros desafios e o fez, mas retornou com o propósito de tirar dos frutos da terra a vida plena que deseja.”

Maria Luiza revela planos futuros para a Horto Hortelã Personalitê, incluindo a produção de geleias sem açúcar, elaboração de novas receitas, turismo rural, implantação de um horto de plantas medicinais e inovação na interação com o público.

“A vida só possui realmente sentido se tiver um significado, pode ser o de simplesmente viver um dia de cada vez do jeito que der. Pensando nisso busquei um nome que possuísse significado. Como a ideia inicial era plantas medicinais, lá fui eu entrar no universo das plantas e buscar entre elas a que mais se parecia com nosso propósito. Erva perene, de origem Europeia, propagada por rizomas a HORTELÃ, aqui no Rio Grande do Sul perde suas folhas no inverno dando a todos a impressão de morte, mas na verdade é neste momento que no escuro do solo expandem seus rizomas ressurgindo na primavera e verão na plenitude da vida. De aroma marcante, gosto intenso e refrescante, ingrediente de todos os sucos e poções a hortelã é símbolo de amizade em todo o mundo. O que se seguiu foi coloca-la em seu ambiente e a palavra HORTO se mostrou perfeita e embora possuísse vários significados aquele que o descreveu como um pequeno espaço para preservação de espécies num ambiente pensado para estudar a flora medicinal para aproximar o conhecimento da comunidade, valorizando o conhecimento popular me pareceu perfeita. E por fim PERSONALITÉ, palavra de origem francesa que significa personalidade utilizada para descrever as características, traços e comportamentos que definem algo que a torna única.”

A marca "Horto Hortelã Personalitê" não apenas simboliza a persistência da hortelã na terra escura do inverno, mas também reflete o compromisso da família em buscar, a cada dia, o propósito de ser uma família, enfrentando desafios e celebrando conquistas.

Ibirubá/RS - 19/01/2024

bottom of page