
.png)
Com apoio da Coopeagri, Dia de Campo reforça a importância da segurança e soberania alimentar
Nesta terça-feira, 21 de outubro, foi realizado o 5º Dia de Campo Micro-Regional de Segurança e Soberania Alimentar da região de Cruz Alta, em Ibirubá. Uma iniciativa promovida pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Ibirubá, Coopeagri, Boness Hortifruti e Clube de Mães Linda Kappaun da Linha Cinco. O encontro integrou a programação da Semana da Alimentação 2025, reunindo agricultores, autoridades, entidades ligadas ao setor rural e simpatizantes da causa da segurança alimentar.
O evento teve início na sede das Cadeias Curtas da Coopeagri, junto a Rodovia RS-223, com a recepção dos grupos feita pelo presidente da cooperativa, Lecian Conrad, e pela coordenadora das Cadeias Curtas, Janete Pott. Os participantes foram acolhidos com um café da manhã preparado com produtos da agricultura familiar, evidenciando a qualidade e a diversidade da produção local. Em seguida, visitaram a propriedade da família Boness, onde puderam conhecer de perto a trajetória dessa família, que é destaque no cultivo de morangos, hortaliças, legumes, milho verde, melancia e muito mais — um verdadeiro exemplo de dedicação, inovação e sustentabilidade na agricultura familiar.
Durante o período da tarde foi destaque a fala sobre a origem da tradicional galinhada de tacho na localidade da Linha Cinco e manifestações das autoridades públicas municipais e da Emater Regional. Também estiveram presentes representantes do IFRS – Campus Ibirubá, cooperativas, sindicatos rurais e 13 escritórios municipais da região do Alto Jacuí. Além das falas, a tarde contou com uma palestra ministrada pela nutricionista da Prefeitura de Ibirubá, Arielen, que abordou a importância da alimentação saudável e do consumo de alimentos produzidos localmente, reforçando o papel da nutrição na promoção da qualidade de vida.
Iniciativas como essa fortalecem a valorização da agricultura familiar e da produção local, pilares fundamentais da segurança alimentar e nutricional sustentável. A Semana da Alimentação é um momento de reflexão e ação sobre o desafio de garantir “comida de verdade para todos”, celebrando quem planta, colhe e alimenta com o coração — nutrindo não apenas o corpo, mas também o engajamento comunitário nessa causa.




21 de outubro de 2025