Coopeagri inova e investe na produção de ovos coloniais

Com o intuito de agregar a renda familiar dos agricultores, contribuir para a melhora na qualidade de vida do associado e da sociedade, a Coopeagri dá início ao projeto de processamento de produtos de origem animal. O projeto tem como ação inicial a implantação de um entreposto de ovos, local onde será recebida a produção de ovos dos associados participantes do projeto.

     A Coopeagri com essa produção alternativa procura contribuir para a sustentabilidade, autonomia e independência, assim fortalecendo o desenvolvimento local e regional. Também pretende auxiliar na formação de conhecimento e difusão nas práticas alternativas de produção e de processamento de produtos de origem animal. Com o apoio da Emater, do poder público e discussão previa realizada com os associados, dará inicio a produção de ovos coloniais.

Para tanto, no final de abril, a Coopeagri recebeu a máquina lavadora e classificadora de ovos por peso, que teve o investimento de aproximadamente R$ 120.000,00. A máquina tem capacidade para lavar e classificar até 5.400 ovos por hora. A pesagem dos ovos é feita através de balança mecânica, de maneira simples e eficiente. É compacta e possui ovoscopia, lavadora e secadora de ovos. A construção do prédio que irá abrigar o entre posto de ovos será iniciada nos próximos dias e o início da operação está previsto para novembro deste ano.

Link para conferir alguns detalhes técnicos sobre o assunto:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1085355/manual-do-sistema-de-producao-sustentavel-de-galinhas-caipiras---procap-orientacoes-basicas-para-a-construcao-de-galinheiros-manejo-sustentavel-e-equipamentos