
.png)
Coopeagri entrega equipamentos para agricultores familiares
Nesta segunda-feira, dia 15/09, a Coopeagri fez a entrega de dois motocultivadores novos, beneficiando quatro famílias associadas.
​
Os equipamentos fazem parte do Projeto Terra à Mesa, que é desenvolvido pela Unicafes-RS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul) com apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em parceria com a Arede (Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa) e da Unicentral (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar).
O objetivo é desenvolver unidades produtivas de alimentos saudáveis e fomentar cooperativas para potencializarem a comercialização, visando acelerar a estruturação produtiva agroecológica e avançar em inovações tecnológicas.
​
No Rio Grande do Sul serão contempladas 35 cooperativas com etapas de formação, assessoria produtiva e comercial, além da entrega de equipamentos para as famílias.​ Na área de formação serão beneficiadas 1600 pessoas em quatro grandes temas: a) crédito público (Pronaf); b) Sistemas de Agroecologia; c) Acesso aos mercados de alimentos; d) Governança e negócios cooperativos.
​
Já na assessoria produtiva serão beneficiadas 480 famílias sobre: a) Planejamento da Unidade Familiar Rural; b) Implementação de práticas que otimizem a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais; c) Organização de ferramentas de controle financeiro; d) Troca de conhecimentos e aprendizagens. Também serão sistematizadas 16 experiências de sucesso de agricultores e cooperativas para serem divulgadas no Brasil todo, como forma de fortalecer o cooperativismo produtor de alimentos saudáveis.
​
Para o presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, “esse é o exemplo claro da política pública que chega na casa dos agricultores familiares e as cooperativas são as ferramentas essenciais para isso ocorrer. Com isso, fortalecemos todo o Sistema Cooperativo, que vai da produção à comercialização, até a organização em cooperativas”.
​
Para os associados da Coopeagri o projeto vai auxiliar na diversificação da produção de alimentos saudáveis, vendidos nas Feiras e principalmente na alimentação escolar da região!



15 de setembro de 2025